segunda-feira, 10 de março de 2008


Onde eu devo instalar ?
As Caixas SALF podem ser instaladas em sistemas de pisos elevados metálicos ou em madeira aglomerada;A altura útil mínima sob as placas deve ser 5 cm;Pelas suas características as Caixas podem ser utilizadas, também, em instalações no contrapiso, alimentadas através de eletrodutos ou dutos de piso (veja abaixo).
Qual modelo eu devo escolher ?
A SALF disponibiliza as Caixas em tres tamanhos:-O modelo 4480, também conhecido por 'baby", possue suporte interno que permite a colocação de até 3 tomadas elétricas 2P + T padrão Nema ou 3 conectores - fêmea RJ Avaya com colar por face;-O modelo 3480 permite a instalação de até 4 tomadas elétricas 2P + T padrão Nema ou 6 conectores- fêmea AMP/FURUKAWA por face;-O modelo 2480, produzido somente para instalação em contrapisos, tem a mesma capacidade que o modelo 3480.
Como eu faço para instalar as Caixas de Piso?
1 ) Instalação em pisos elevadosRecorte da PlacaOs fabricantes de pisos elevados fornecem placas préviamente furadas para a colocação das caixas para tomadas, bastando que sejam fornecidas as medidas e a posição desejada;Caso haja necessidade de corte na obra recomenda-se a utilização de serra tico-tico elétrica ou esmerilhadeira.
Fixação do Corpo na Placa
Introduza o corpo rnetálico na furação efetuada na placa;Fixe o corpo da caixa, através das alças laterais reguláveis, na face inferior da placa utilizando parafusos auto -atarrachantes de 4,8 x 45rnrn ;A aresta superior do corpo deverá estar nivelada corn a face superior da placa de piso.
Conexão dos eletrodutos
Os corpos são fornecidos corn 4 furos redondos de 28rnrn (p/ tubo de 3/4");A conexão dos tubos à caixa deve ser feita corn boxes retos ou curvos, antes ou depois da fixação do corpo na placa.
Fixação do Suporte para Tomadas e Conectores
Após a fixação das tomadas e conectores ao suporte basta introduzi-lo no interior da caixa.
Fixação da Tampa Basculante
Após introduzido no interior da caixa o suporte para tomadas deverá ser colocada a tampa;Os mesmos parafusos que fixam a tampa ao corpo fixam, também, o suporte.
2) Instalação em Contra-Piso
Verificação da altura do contrapiso
Verifique antecipadamente a espessura útil do contrapiso;
*Lembre-se que normalmente o contrapiso do centro do pavimento é mais espesso que nas laterais.Perfure em diversos pontos e adote a menor altura como parâmetro.
Aquisição dos materiais
Habitualmente a SALF fornece para este tipo de instalação caixas com altura de 60mm e corpo adaptado para receber Dutos de Piso 25 x 70rnrn.
O rnodelo 4480 recebe 2 dutos, enquanto os rnodelos 3480 e 2480 recebern 3 e 4 dutos respectivarnente.


Onde eu devo instalar ? Calhas de Piso
Escritórios que necessitem de infra-estrutura para cabeamentos de energia, dados e voz instalada no piso.
Quais são as principais características deste produto ?
Facilidade de mudança dos pontos em função das alterações de layouts ;Ampla área para passagem dos cabos;Acessórios para cruzamentos com total independência entre as vias;Tampas removíveis que permitem total acesso aos cabos em caso de manutenção;Excelente resultado final após a aplicação do revestimento escolhido.
Quais detalhes eu devo levar em conta na hora de decidir por este sistema ?
É primordial verificar a espessura e a regularidade do contrapiso nos pontos por onde será instalada a malha de calhas;A espessura mínima ideal e 7cm*;Definir antecipadamente o tipo do revestimento que será aplicado;Em caso de carpete, se em placas ou rolo;Caso a opção não seja carpete a SALF deverá ser consultada para que sejam estudadas e definidas as adaptações necessárias no produto, em especial quanto às Tampas Lisas e Basculantes;* A SALF produz calhas especiais para contrapisos com alturas inferiores a 6 cm. Consulte-nos a respeito.
Quantos cabos podem ser instalados nas Calhas para Piso ?
Em cada via de 60 x 40 mm podem passar, com folgas, por exemplo:48 cabos UTP cat.5
Como eu instalo as Calhas para Piso ?
Abertura das canaletas no contrapisoTrace no piso o desenho da malha de calhas que será executada;Abra as canaletas na medida da calha + 10 cm. Por exemplo:Calha com 2 vias = canaleta com 26 cm x 7cm,Calha com 3 vias = canaleta com 32 cm x 7cm,Calha com 4 vias = canaleta com 38 cm x 7cm;Regularize o fundo da canaleta com uma fina camada de concreto magro;
Montagem das barrasMonte as calhas dentro das canaletas unindo as barras com as Talas Grapas;
Nivele as barras considerando que a aresta superior da calha deverá estar rigorosamente no mesmo nível do piso acabado;
* Caso de aplicação futura de pedra ou cerâmica a calha de piso deverá ser concretada somente até a altura de onde partirá o revestimento. Dessa forma após a aplicação a aresta da calha estará rigorosamente nivelada com o acabamento escolhido para o piso.Disponha a cada 1 ,5 m. travessas metálicas ou de madeira visando manter a abertura da calha regular após a concretagem.* Este procedimento é especialmente recomendável em obras cujos contrapisos serão executados após a disposição da malha de calhas e/ou que serão posteriormente revestidos com carpete de placas, paviflex, pedras ou cerâmicas. A massa exerce carga lateral que pode alterar a largura das calhas de piso dificultando a colocação das tampas.
Limpeza das calhas
Efetue a limpeza interna das calhas antes de iniciar a passagem dos cabos.
Aplicação de carpete em rolo
Autorize a aplicação do carpete observando que o mesmo deverá ser dobrado para dentro na calha;As tampas deverão ser inteiramente revestidas inclusive a dobra inferior;Solicite que seja reservado um pedaço de carpete para aplicação nas tampas que precisarão ser cortadas.
Aplicação de carpete em placas
Neste caso são utilizadas as denominadas Tampas Justas;Estas tampas são fabricadas com medidas para encaixe justo nas calhas sem deixar folgas laterais;*Como não haverá carpete sob a tampa para amortecer os ruídos a SALF fornece mediante previa solicitação guarnições de borracha que deverão ser coladas nas calhas após a limpeza.
Instalações elétricas, telefonia e dados
Marque os pontos onde serão instalados os Suportes para Tomadas;Passe os cabos de energia, dados e voz;Instale as tomadas elétricas e os conectores nos pontos determinados;Conecte as tomadas e conectores aos suportes ;Fixe os suportes nas vias da calha.
Fechamento das calhas
Inicie o fechamento das calhas começando por posicionar as Tampas Basculantes nos pontos de tomadas;Posicione as Tampas Lisas nos pontos de cruzamentos;Complemente os espaços com as tampas lisas;Procure direcionar para as extremidades os espaços vazios com comprimentos menores (menos de 55 cm);Tire as medidas destes espaços e corte as tampas lisas nos tamanhos adequados;* A SALF fabrica sob encomenda tampas para acabamentos em comprimentos menores que o padrão.

quinta-feira, 6 de março de 2008


Onde eu devo Instalar ? Rodapés
Edifícios comerciais com alguns anos de uso que não possuem infra-estruturas (dutos de piso, eletrodutos, etc.) que comportem a passagem de cabeamentos de redes de dados, voz e energia para atendimento às necessidades das empresas instaladas;Edifícios cujo pé-direito não favorece a aplicação de sistema de piso elevado ou com contrapiso com pouca altura dificultando a utilização de dutos ou calhas embutidas;Escritórios de empresas que, necessitando de implantação ou ampliação de sua rede, não podem deslocar suas atividades para outro local enquanto são realizadas as obras de adequação de sua infra-estrutura;Escritórios que têm constantes mudanças do layout do mobiliário, exigindo flexibilidade de sua infra-estrutura, especialmente quanto a facilidade de fomecer energia, dados e voz a novos usuários.
Qual modelo eu devo escolher ?
O critério para escolha do modelo e tamanho mais adequados deve levar em conta tres aspectos:a) Técnico, com especial preocupação quanto a quantidade de cabos que deverão estar acomodados em cada uma das vias ( veja quadro abaixo), interferências no encaminhamento ( pilares, paredes divisórias, etc.), localização dos pontos de alimentação ( quadros elétricos, telefonia, racks ), interferências eletromagnéticas, entre outros;Dimensões das vias (h x I)-Ocupação máxima recomendada*5Omm x 40mm (mod.1644) 40 cabos UTP cat.55Omm x 30mm (mod. 1645) 30 cabos UTP cat.540mm x 30mm (mod. 1645-IT) 24 cabos UTP cat.560mm x 45mm (mod. 1646-AL) 50 cabos UTP cat.5*utilizado coeficiente de ocupação de 40% da área da via;*para a ocupação acima recomenda-se a utilização de prendedor de cabos tipo SF-1 e Módulo para tomadas tipo Caixa( saliente).b) Estético, procurando adequar o acabamento do rodapé à ambientação do local de instalação;A pintura a pó em cor próxima da aplicada nas paredes ou no mobiliário produz um resultado final bastante agradável, integrando perfeitamente os rodapés técnicos aos outros elementos ;c) Econômico, relacionando a qualidade do produto escolhido ao budget disponibilizado pelo cliente final para execução da obra.Como eu instalo os Rodapés Técnicos ?Instalar os Rodapés Técnicos SALF é simples e rápido bastando somente seguir os procedimentos abaixo:Estabelecendo a alturaMarque os pontos de nível na parede onde serão fixados os corpos dos Rodapés;Estabeleça como distância mínima entre o piso e o rodapé 5 cm visando evitar futuramente o impacto de pés e rodízios de cadeiras, além de facilitar a aplicação do revestimento do piso e a limpeza;Estique uma linha de nylon considerando a altura da aba superior do rodapé.Fixação dos Corpos de RodapésUtilizando a linha de nylon apoie o corpo de rodapé na parede marcando os pontos de furação de acordo com as furações préviamente efetuadas no fundo do corpo;São suficientes 5 buchas S-8 por corpo (duas a 5cm de cada extremidade e uma no centro da barra);Fure a parede e fixe os corpos em sequência, procurando deixar as extremidades bem niveladas;Nos cantos internos e externos das paredes ou pilares não há necessidade de acessórios específicos, apenas a sobreposição de peças é suficiente;Para as derivações verticais utilize os Tês ou Cotovelos de Subida/Descida.AlinhamentoApós a fixação dos corpos verifique se os mesmos estão bem alinhados e se não há diferença de altura nos pontos de encontro das barras;Caso a superfície onde estão sendo fixados os corpos apresente ondulações evite tentar amenizar o defeito colocando mais buchas para pressionar o corpo do rodapé contra a superfície. O resultado final sera pior;Prefira deixar um espaço, mesmo que irregular, entre a parede e o corpo do rodapé.Marcação dos pontos de tomadasDe acordo com o projeto marque as posições dos módulos para tomadas e conectores com o auxílio de fita crepe.Passagem dos cabosPasse os cabeamentos de energia, dados e voz fixando-os nas vias através dos Suportes de Fixação SF-1;Estes suportes permitem que os cabos não caiam do rodapé mesmo em caso de grandes quantidades.Colocação dos Módulos para TomadasNos pontos previamente marcados com fita crepe instale os Módulos para Tomadas e Conectores.Colocação das Tampas de AcabamentoApós a instalação dos módulos inicie o fechamento do rodapé com a colocação das Tampas para Cotovelos Internos e Externos, Tampas para Tês e Cotovelos Verticais e Tampas Terminais;Em seguida coloque as Tampas Retas nos espaços abertos cortando-as de acordo com o necessário;* Recomendamos que os cortes sejam executados com o auxílio de serra tico-tico elétrica visando um melhor acabamento.Se necessário a Salf fornece uma quantidade de tinta em pó para que, após misturada ao thinner, seja aplicada nos pontos de cortes para proteção.LimpezaCom o auxílio de um pano limpo e produto "Veja" ou similar limpe as tampas de acabamento e os módulos já instalados;Esta limpeza também pode ser efetuada com álcool, desaconselhando-se o uso de solventes químicos, sapóleos e esponjas abrasivas.ImportanteCaso o local de instalação esteja passando por reformas, pintura, aplicação de gesso, etc. evite colocar as tampas de acabamento enquanto perdurarem estes trabalhos;Caso seja inevitável procure protegê-las contra respingos de tinta, gesso e impactos que podem danificar o acabamento dos produtos.
Como é possível embutir os rodapés na alvenaria ?
Caso a opção seja por embutimento dos rodapés recomenda-se a utilização do modelo 1646;É importante que os rodapés sejam fornecidos com grapas especiais ou fixados com buchas de nylon para que o mesmo não se destaque da parede .